As praias Estaleiro e Estaleirinho, em Balneário Camboriú, terão a Bandeira Azul hasteada na temporada 2019/2020. O certificado reconhece os esforços e atividades feitas em prol da conservação e recuperação dos ambientes naturais.
A decisão foi tomada após uma reunião em Copenhagen, na Dinamarca, na última sexta-feira (20), que contou com o júri internacional do programa #BandeiraAzul
Essa é a segunda vez que as duas praias recebem a certificação. A estreia no programa foi na temporada 2018/2019. O selo internacional é concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água.
No início de 2017, Balneário Camboriú habilitou-se pela primeira vez a obter o certificado. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul e começaram a receber os trabalhos para o cumprimento de todas as exigências.
Entre as ações para a conquista do certificado estavam a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade. Outra frente de trabalho atuou na instalação e recuperação de equipamentos nas praias do #Estaleiro e Estaleirinho. Estruturas como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma.
As praias também contaram com a instalação de banheiros e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas. Ações de educação ambiental também foram realizadas para envolver a comunidade e os banhistas.
Todos os 20 inscritos do Brasil (14 praias e seis marinas) foram aprovados pelo júri internacional. Em #SantaCatarina, vão hastear a bandeira oito praias e duas marinas. As cerimônias de hasteamento devem ser realizadas entre 1º de novembro e 15 de dezembro.
Comments